Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Associações de moradores do Hauer e Vila Torres trocam experiêcias


Os presidentes das duas Associações puderam discutir sobre as principais necessidades de seus bairros.

O bairro Hauer, na região sul de Curitiba, agora conta com mais um meio para lutar pelos direitos da população. Desde maio, uma nova Associação de Moradores no bairro está se organizando, sob a presidência de Marilice Mariano de Oliveira, moradora do local. A criação da nova Associação foi fomentada pela Rede de Desenvolvimento Local - iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Serviço Social da Indústria (Sesi), presente no Hauer desde março de 2010. As Redes de Desenvolvimento Local visam tornar o morador protagonista do desenvolvimento do local onde vive, para que este angarie melhorias sem que para isso, precise necessariamente depender do poder público.
clique para ampliar clique para ampliarOs presidentes das duas Associações puderam discutir sobre as principais necessidades dos bairros (Foto: Amanda Bachal)
No dia 28 de junho, a presidente da Associação de Moradores do Hauer junto com a agente de desenvolvimento local do bairro, Adriana Alves Dias, realizou uma reunião com o presidente de Associação de Moradores da Vila Torres, Marcos Eriberto dos Santos. A Associação da Vila Torres é uma das mais antigas da cidade, funcionando desde 1975. O encontro possibilitou que Marcos, que ocupa o cargo desde 2009, e Marilice pudessem compartilhar suas experiências e trocar informações pertinentes a suas comunidades.
Marcos ressaltou a importância das associações e do não envolvimento partidário necessário para ocupar o cargo. “O maior valor de uma Associação de Moradores é o poder de persuasão que conquistamos junto ao poder público para lutar pelos nossos direitos. Somos representantes da comunidade e precisamos levar nossas demandas para que eles tomem conhecimento. É preciso parabenizar e agradecer o poder público quando realiza melhorias em nossa comunidade, mas também muitas vezes é necessário cobrar para que estas aconteçam. Não se envolver partidariamente também é fundamental. É preciso que haja oposição, para que exista fiscalização. Porém, as pessoas e partidos que ocupam o poder mudam, mas a comunidade não.”, observou o presidente.
Ele também destacou o valor de se manter canais de comunicação com os moradores, onde as ações realizadas pela associação também possam ser divulgadas, como blog e Twitter. Nesse sentido, a agente de desenvolvimento local Adriana, levantou a importância desses meios para que a comunidade conheça também o que pode ser feito. “A comunidade tem direito a muita coisa. É nesse ponto que a Associação pode atuar, mostrando a população o que ela pode fazer e seus direitos, que muitas vezes esta desconhece”, lembrou Adriana.
As reuniões da Rede de Desenvolvimento Local no bairro Hauer acontecem na última quarta-feira de cada mês. Para participar da Rede do bairro, entre em contato com a agente de desenvolvimento local, Adriana Alves Dias, pelo telefone (41) 8472-8248, ou pelo e-mail adriana.dias@sesipr.org.br.
Para saber mais sobre as atividades das Redes em outras localidades, siga as Redes de Desenvolvimento Local no Twitter (@redeslocais) ou entre em contato através do e-mail desenvolvimentolocal@sesipr.org.br
Por Amanda Bachal
LINK DESTA MATÉRIA: http://www.fiepr.org.br/redeempresarial/desenvolvimentocidades/News11033content138235.shtml

Um comentário:

  1. Parabéns à Associação de Moradores da Vila das Torres pela iniciativa do blog.
    Esta é mais uma oportunidade de interagirmos em busca de melhorarmos nossa comunidade e cidade.

    Um abraço carinhoso a todos.

    Everton de Andrade

    ResponderExcluir