Total de visualizações de página

domingo, 26 de junho de 2011

Comunidade em Cores muda cenário na Vila Torres

principal
O prefeito Luciano Ducci participou neste sábado (18) do encerramento da primeira fase do projeto Comunidade em Cores, na Vila Torres. O programa, parceria entre Prefeitura, Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e a empresa de tintas Coral, possibilita a recuperação das fachadas das casas e estabelecimentos comerciais do local. Os moradores pintam as casas e ajudam os vizinhos, uma forma de tornar mais bonito o lugar onde vivem.
"Já desenvolvemos grandes ações aqui na Vila Torres. Agora, estamos colorindo as casas, junto com os moradores e parceiros da Prefeitura, garantindo assim um visual mais bonito para mais de 60 casas. São parceria com a comunidade como essa que dão muito certo", afirmou o prefeito Luciano Ducci.
A primeira fase do projeto capacitou os moradores com cursos de pintura para que realizassem as ações em suas casas, supervisionadas por pintores profissionais. A empresa Coral doou ainda 920 litros de tintas. E as mudanças já foram sentidas pelos moradores. "É bem legal, porque a gente mesmo pinta e deixa a casa colorida. Agora estou finalizando o muro. Muda bastante o visual", afirma Andriele Cristina de Oliveira, morada há 17 na Vila Torres.

Segundo o presidente da Cohab, João Elias de Oliveira, o projeto terá uma nova fase no mês de novembro. A intervenção vai aumentar a auto-estima dos moradores e revitalizar gradativamente as casas da região. Foram investidos R$ 200 mil no projeto, recursos da Cohab e do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social.
 No local, ainda foi implantada uma "Academia ao ar livre", conjunto de equipamentos para alongamento e atividade física, gratuito para a população.
"A idéia é reverenciar a vida pela cor. É um projeto de melhorias para a comunidade, porque cor é vida, é alegria. E a população da Vila Torres sente-se valorizada. São moradores e voluntários que estão pintando suas próprias casas. E aproveitamos também para entregamos a academia para essa comunidade, como parte destas ações", destacou o presidente da companhia.
Quem aproveitou bem a oportunidade no curso de pintura foi o morador Allan César Domingues. A casa, localizada na rua Manoel Severiano da Fonseca, já ganhou nova cor e agora, de acordo com ele, é preciso cuidado com a manutenção. "Muito legal este projeto. Fiz o curso, aprendi a utilizar melhor a tinta e a pintar.
Com certeza vai valorizar mais a minha casa. O bairro vai ficar mais bonito e mais colorido. Valeu a pena. Agora é só terminar e preservar a pintura".
Para o representante das tintas Coral ligado ao programa Comunidade em Cores, Antônio Augusto do Nascimento, a população da Vila Torres ainda teve a oportunidade de aprender um ofício com os cursos de pintura. "A nossa missão é levar cor para a vida das pessoas. Tenho certeza que além de embelezar as casas, ainda aprenderam uma profissão".
O secretário municipal do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo, além de representantes da Associação de Moradores, Marcão, Arminda e a comunidade da Vila Torres participaram do encerramento da primeira fase do projeto. A segunda fase do Comunidade em Cores deverá iniciar em novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário